Acupuntura em Reprodução Assistida

A acupuntura é parte da medicina tradicional chinesa e é a arte de escolher um ponto com efeito por todo o corpo para atingir o equilíbrio energético e promover a saúde.

De acordo com a nomenclatura da organização das nações unidas (onu), existem cerca de 400 pontos de acupuntura interligados por 20 meridianos (canais de energia)

A estimulação de pontos específicos na pele libera neurotransmissores , citocinas e outras substâncias com efeito analgésico e anti-inflamatório. Após a colocação das agulhas na pele, o estímulo chega ao sistema nervoso central.

As principais formas de estimulação dos pontos de acupuntura são as próprias agulhas, a digitopressão, a eletroacupuntura,as ventosas e o laser.

Nos últimos anos, alguns estudos mostraram aumento da taxa de gravidez clínca de mulheres submetidas aos ciclos de fertilização assistida quando a acupuntura foi utilizada como um tratamento complementar.

Na literatura, os estudos com o uso da acupuntura nos ciclos de fertilização assistida são heterogêneos entre si e portanto de difícil comparação. Foram utilizados diferentes protocolos de pontos, número de sessões e dias de realização durante o ciclo de tratamento. Uma das principais críticas destes estudos é o uso de protocolos fixos de pontos de acupuntura, independente do seu diagnóstico

Os principais mecanismos de ação pelos quais a acupuntura pode aumentar a taxa de gestação são pelo aumento do fluxo sanguíneo para o útero, diminuição da ansiedade e do stress emocional e pela modulação da secreção dos hormônios femininos.

Estudo recentes têm demonstrado que a acupuntura pode ser um método complementar ao tratamento da infertilidade. Por ser um tratamento simples e praticamente isento de efeitos colaterais , a acupuntura pode ser indicada para todas as mulheres em programação de fertilização assistida. As sessões devem ser iniciadas antes mesmo da estimulação ovariana ou do preparo endometrial e realizadas principalmente próximo ao dia da transferência de embriões. A escolha dos pontos da acupuntura deve ser realizada de forma individual, de acordo com a medicina tradicional chinesa. Apesar da melhora das taxas de gestação,mais estudos são necessários para elucidar os reais benefícios da acupuntura no tratamento da infertilidade.

Por Luiz Fernando Gonçalves Borges – médico ginecologista e obstetra, pós-graduado em Reprodução Humana